GLADINHO

GLADINHO

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

1 mês !!!



Esse novo ser que durante “9 meses” foi esperado pra ser apresentado ao mundo, agora está em nossos braços. Todas as expectativas estão sendo testadas, agora é o tempo de realizar e não mais sonhar… Curtam cada momento com seus filhos, cada sorriso, cada choro, cada cansaço, pois eles são fontes que nos energizam e são bençãos de Deus.
Ver o crescimento do Gladinho a cada dia é muito bom, todos os dias ele nos dá uma surpresa, com novos movimentos, novas expressões no rostinho lindo dele, enfim, todos os dias ele e nós aprendemos algo novo...
Segue um resumo do que foi o primeiro mês do Gladinho:


Primeira semana
: bem desafiadora para nós pais, adaptação de como ser filho e como ser mãe e pai, expectativas… Diferente da barrriga da mamãe que oferecia conforto, alimento e segurança, agora o Gladinho tem que “lutar” por isso e ficar atento em tudo que o rodeia. As necessidades dele passam por coisas tão simples como: comer, estar quente e confortável.
Começou a ter reflexos para sugar e a fazer pressão com a língua. A hora de amamentar é hora de maior contato, converso, olho nos olhos dele e o massageio. Foi preciso ter paciência, pois demorou alguns dias até ambos se acostumarem com a amamentação.
Tudo nesta semana foi diferente para nós. Ficamos muito exaustos fisicamente e mentalmente, mas tudo valeu a pena...

Segunda semana: Preto, branco e vermelho é o que o Gladinho na segunda semana enxerga mais! Além de ficar examinando por um bom tempo meu rosto! Enxerga as coisas bem próximas dos seus olhos.
Estudos comprovam que o recém-nascido ao chorar, ainda não está manipulando, e que uma resposta mais rápida e sistemática ao choro fará que este dimunua mais rápido. Quando o Gladinho resmunga (sim, porque até hoje não ouvi ele chorar!), então tentamos primeiro acalmá-lo (e nos acalmar) pra ver o que realmente ele está precisando. Falamos sempre com ele que não precisa resmungar, pois estamos ali pra ajudá-lo e serví-lo.
Fizemos a primeira visita ao pediatra e o Gladinho tirou nota 10 !!!

Terceira semana: O Gladinho começou a responder aos barulhos que fizemos.
A amamentação ficou mais tranquila. Nesta época o bebê pode ter cólicas, mas até hoje o Gladinho não teve, ou se teve foi muito pouco.
Nesta semana aconteceu algo muito engraçado. Eu e o Glad estávamos trocando o Gladinho na madrugada e ele nos presenteou com uma bomba de cocô e uma fonte de xixi, sujando toda a nossa roupa, a cômoda e o chão. Quando ele terminou demos um beijão nele e dissemos que estava tudo bem, afinal, amamos ele em todas as situações.

Quarta semana: O Gladinho começou a ficar mais atento, observando, ouvindo e tentando associar pistas na forma como as pessoas interagem com ele, estudando os seus movimentos. Nessa semana que as rotinas ficam bem mais estabelecidas, apesar de desde a primeira semana já introduzirmos algumas na vidinha dele, como dormir no quartinho dele durante o dia e mamar de 3 em 3 horas mais ou menos. Aliás, isso até o ajudará a aprender a confiar no seu ambiente. Ajudará também a criar rotinas quanto ao sono, criando-se rituais que ele identificará como hora de dormir. O Gladinho ainda acorda de madrugada pra mamar e sei que isso durará algumas várias semanas, mas ele já consegue identificar que é a noite e mama e dorme novamente!
A cabeça dele está mais firme, os músculos do pescoço estão ficando mais fortes, o que permite ele manter a cabeça erguida por breves períodos.
Ele começou a emitir alguns sons para se comunicar com a gente, principalmente quando acorda.
Os olhos já estão acompanhando os objetos e pessoas.
Ah! Ele é fascinado pela televisão...

O que vem pela frente neste 1º mês:
Ao nascer, o Gladinho não tinha a menor idéia de que braços e pernas faziam parte dele. Agora isso começa a mudar, à medida ele inicia a exploração do corpo. As primeiras partes que vai descobrir são mãos e pés.

Este foi um pouquinho do 1º mês do nosso pequeno grande homem!!!

2 comentários: