GLADINHO

GLADINHO

terça-feira, 14 de junho de 2011

Um outro conceito sobre quartos de bebês e crianças - Pedagogia Montessoriana

A vida do bebê traz constantes mudanças e uma delas agora é a decisão de colocá-lo em uma caminha. Você deve estar se perguntando: "mas já???? Vai com calma Ju....rs". Eu explico.
O berço que o Gladinho está usando é de uma amiga minha que me deu a feliz e recente notícia de que está grávida. Então teremos que devolver o berço.
Aproveitando esta mudança também iremos devolver a poltrona de amamentação que não estou usando mais. Foi muito útil no começo, mas o Gladinho já está grande e fica um pouco desengonçado nela quando amamento. O puff do quarto está sendo excelente para isso.
Novamente, aproveitando essas mudanças, resolvi dar um outro aspecto ao quarto do Gladinho. Quero deixar bem coloridinho, pois ele já está começando a explorar tudo e é muito curioso, então vou deixar um espaço para ele bem gostoso para brincar.

A minha única dúvida era o que comprar para ele dormir: outro berço, uma cama de criança, ou um berço que vira caminha? Optei por um berço que vira cama, pensando já no 2º baby.
Fazendo algumas pesquisas na internet sobre decoração, achei um blog onde menciona uma tal de Pedagogia Montessoriana e achei a filosofia da "criadora" muito interessante em alguns pontos. Inclusive em São Paulo tem uma escola com este tipo de ensino para crianças desde bebezinhos.
Resumindo, a pedagogia montessoriana entende que a criança deve habituar-se à cama desde cedo, sendo interessante a utilização de um colchão no chão. Assim, haverá menos obstáculos para ela entrar e sair sozinha; ela desenvolvera, desde cedo, a noção do espaço e sua delimitação. A aquisião de autonomia, o ir e vir, sera naturalmente estimulada. Sem contar que, com o tempo, seria um facilitador para ela aprender e arrumar a propria cama.
E pensando bem, quando coloco o Gladinho no berço para dormir sozinho, ele não dorme fica irritado e me dá a impressão de que ele não quer ficar enclausurado, fechado.
Claro que com a caminha terei que ter muito mais atenção, mas muito dizem para eu aproveitar este momento em que ele ainda não sobe no berço e não tem o interesse de ficar saindo do berço. Se colocar ele na caminha agora, ele vai sair da caminha sim, quando aprender a andar, mas não vai ter aquele ânsia de liberdade, pois ele já vai ter e terei que ensiná-lo desde cedo a usar corretamente este liberdade...rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário