GLADINHO

GLADINHO

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Cuidados com a alimentação

A única coisa que eu deixei de comer não sei porque é o SUBWAY... Após dar duas mordidas no lanche olhei para ele e bateu a rejeição... não sei porque, mas não consigo mais... do resto vai tuuudddoooooo....hahahaha

No começo da gravidez só queria comer alimentos salgados, não comi doces de jeito nenhum. Hoje já como, mas prefiro um ovo cozido ou tomate com sal (humm) a um brigadeiro... Eu não era assim hein!!!



Dica - Alimentação

A Alimentação na Gravidez
--------------------------------------------------------------------------------
Nutrição na Gestação
Entrevista com a Nutricionista Maria Terezinha Antunes
Supervisão de Nutrição - Hospital São Lucas - PUC

É importante cuidar da alimentação na gravidez?

A gravidez é um momento especial na sua vida. E a boa nutrição, neste momento, é mais importante do que nunca. Mulheres com uma nutrição adequada durante a gravidez têm menos complicações e dão a luz a bebês mais saudáveis. O popular "você terá que comer por dois" é de certo forma, verdadeiro.

Embora não precise comer duas vezes mais quantidade de alimentos, o que você come é, agora, duas vezes mais importante. Seu corpo precisa de alimentos nutritivos para você se manter saudável, ganhar a quantidade desejável de peso e fornecer os nutrientes que seu filho necessita para crescer e se desenvolver de maneira adequada.

Quais os nutrientes necessários para o desenvolvimento do bebê?

As proteínas, calorias, vitaminas e minerais são essenciais para o desenvolvimento de um bebê saudável. Se existe excesso ou falta desses nutrientes, o desenvolvimento das células não é perfeito e o bebê pode nascer com baixo peso.

Qual a importância da proteína na alimentação da gestante?

As células do bebê em desenvolvimento são constituídas principalmente de proteínas, e as mudanças no corpo da mãe, particularmente a placenta, também necessitam dessas proteínas.

Quais as melhores fontes de proteínas?

Carnes, ovos, leite e derivados.

Qual a importância dos carboidratos para a alimentação da gestante?

Os carboidratos devem ser fonte primária de calorias. Eles são convertidos rápida e eficientemente em energia. As gorduras dos alimentos podem, também, ser usadas para energia. Mas os carboidratos, e não as gorduras, são necessários para o sistema nervoso e cérebro de seu bebê. São encontrados em frutas e amidos (pães, cereais, grãos, batatas, milho e outros), por exemplo. São o combustível da vida.

Quais as vitaminas importantes na gravidez?

As vitaminas são essenciais para a utilização dos carboidratos, elas são necessárias para a maioria das funções do corpo. TODAS as vitaminas são importantes durante a gestação e a maioria pode ser obtida através de uma alimentação variada e equilibrada.

Quais os minerais importantes na gravidez?

Os minerais também têm muitas funções. Dois deles são muito importantes durante a gestação: o ferro e o cálcio. Se você não os ingere em quantidade suficiente, seu bebê em crescimento irá usar o cálcio de seus ossos e o ferro de seu sangue. Isso não é bom para você.

Qual a importância do ferro?

O ferro é importante na formação do sangue. A necessidade desse mineral duplica durante o período da gestação. A anemia é comum na gravidez e normalmente ocorre no final do primeiro trimestre até o começo do terceiro. Os sintomas são: fraqueza e tonturas. A razão da anemia é que o suprimento de sangue aumenta cerca de 50%. É, então, necessário ferro em grande quantidade. Os alimentos ricos em ferro são as carnes vermelhas, fígado, peixes, frutos do mar e aves; ameixas e outras frutas secas; feijões; hortaliças folhosas (ex: couve, espinafre, brócolis).

Qual a importância da vitamina C para absorção do ferro?

A vitamina C ajuda na absorção do ferro que vem das plantas, quando ingeridos ao mesmo tempo. Portanto aumente o consumo dos alimentos ricos nesta vitamina, quando você ingerir fontes ricas em ferro de origem vegetal.

Quais são os alimentos ricos em vitamina C?

Frutas: kiwi, laranja, morango, melão, melancia, mamão, abacaxi, entre outros.
Hortaliças: brócolis, pimentões verdes, tomate, aspargos, couve-flor, entre outros.

Porque o cálcio é importante na gravidez?

As mulheres grávidas necessitam de cálcio extra, principalmente no terceiro trimestre, quando os ossos do bebê estão endurecendo e os dentes estão se formando. Seu corpo também está estocando cálcio para produçao de leite após o nascimento do bebê. Se sua alimentação é pobre neste mineral, você pode ter cãimbras nas pernas, cáries dentárias e perda de dentes, ou osteoporose mais tarde em sua vida. Isso porque, se você não ingere cálcio, seu bebê o retira de suas reservas, principalmente de seus ossos. Durante a gravidez, a ingestão adequada de cálcio também pode prevenir a pressão alta.

Quais são os alimentos ricos em cálcio?

Leite, queijo, iogurte, alimentos comerciais fortificados com cálcio, salmão e sardinha enlatados, sorvete de leite, amêndoas, espinafre, almeirão, couve, folhas de mostarda, tofu processado com sais de cálcio.

Qual o ganho de peso recomendado na gravidez?

O ideal é de 11 a 15 kg.
De maneira geral , o ganho de peso deve ser :
primeiro trimestre - aproximadamente 1 a 2 kg no total;
segundo e terceiro trimestres - aproximadamente 500 g por semana.
Algumas mulheres podem perder peso no início da gravidez.

Cafeína pode ser ingerida ou não?

Os estudos não chegaram a nenhuma conclusão definitiva se a cafeína pode ou não causar problemas durante a gravidez. A cafeína é um estimulante que pode atravessar a placenta e entrar no sangue do bebê, e, deixá-lo agitado. A cafeína, pode também, interferir com a absorção do ferro e, em muitas mulheres grávidas, pode causar náuseas e azia. Por essas razões, é aconselhável limitar a ingestão de café, chás, chocolate e refrigerantes (colas), para no máximo, dois copos por dia.

Porque não deve ser ingerido álcool durante a gestação?

O álcool em excesso está relacionado com deficiências mentais, retardo no crescimento e anormalidades comportamentais nos bebês. O seu sangue circula através de cada órgão do corpo de seu bebê. Ele atravessa a placenta e entra no sistema circulatório do feto. Se o álcool e outras drogas estão em seu sangue, seu bebê está exposto a eles. O álcool também contém calorias e poucos nutrientes.Por todas essas razões a mulher grávida deve evitar completamente o álcool.

Desejos e aversões alimentares durante a gestação são comuns. Como lidar com eles?

A maioria dos desejos não são prejudiciais e normalmente não levam a deficiências nutricionais. Aprecie os alimentos saborosos, mas certifique-se de comer pelo menos o número recomendado de porções de cada grupo alimentar. As aversões também são comuns. Se você não pode tolerar certos alimentos nutritivos, tente substituir por outros do mesmo grupo. Dessa forma não lhe faltarão os nutrientes importantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário