GLADINHO

GLADINHO

terça-feira, 20 de abril de 2010

Confirmado: MENINOOOOO



Hoje estou muito feliz, pois acabei de voltar do ultrasom e foi confirmado: É um MENINO !!! Cheia de saúde, perfeitinho, todo lindo !!! Estava super folgadão com os braços atrás da cabeça...rs
MENINAS AGUARDEM !!! O GLADINHO ESTÁ CHEGANDO NO PEDAÇO...

quarta-feira, 14 de abril de 2010




Como profissional da área não poderia deixar de registrar aqui algumas dicas para quem já quer planejar o quarto do futuro herdeiro.Passado os primeiros meses de gestação, a preocupação maior para as mamães, principalmente as de primeira viagem, é a montagem do quarto do bebê. É onde mãe e filho vão passar os momentos de aconchego, amamentação e como não são só flores, passar algumas noites em claro cuidando das cólicas.

O quarto deve ser preparado de forma a atender as necessidades básicas do bebê e ser um ambiente calmo e aconchegante. Veja algumas dicas para não errar:

Primeiro passo é a distribuição dos móveis. Escolha móveis com dimensões adequadas para o espaço, revestidos com materiais laváveis e bordas arredondadas. O ideal é, além do berço e armário, utilizar uma cômoda/trocador e uma poltrona para amamentar. Caso seu espaço não seja suficiente para todos estes itens, pode-se optar por uma bicama com almofadas especiais para amamentação ou embutir o trocador no armário existente. Outra boa idéia é um berço planejado com uma cama embutida e trocador, numa única peça.
O berço não deve ser colocado embaixo de janelas para evitar friagem, se não for possível para o espaço, use persianas tipo blackout que ajudam impedir a entrada do vento. Também evite encostá-lo a paredes vizinhas a banheiros pois podem ser úmidas caso haja infiltrações.

Evite pisos frios e tapetes. Os pisos tem de ser seguros e confortáveis, livres de poeira e ácaros. Os mais indicados são os de madeira, laminandos ou emborrachados. Tapetes podem causar acidentes, caso ache necessário, opte por um anti- derrapante.

Escolha cores suaves. Tons pastéis são relaxantes e calmos, ideais para estes ambientes. Caso você goste de cores mais fortes, pode usar em meia parede, mas melhor mesmo deixar para as almofadas e objetos. Tintas laváveis são a melhor opção.

Use reguladores de intensidade de luz (dimmers). Dão maior conforto de iluminação no quarto a noite. Pode ser substituído por um abajour pequeno.

Evite cortinas de tecido. As persianas tipo rolô são muito práticas e evitam acúmulo de pó.

Evitar bichos de pelúcia. Pelo mesmo motivo das cortinas de tecido.

Pontos de interesse. É recomendável a escolha de um móbile para ficar no berço, pois o bebê recém nascido ainda com a visão restrita, pode ter pontos de interesse para desenvolvê-la.

Depois destas tarefas é só relaxar e esperar com muita alegria a chegada do seu bebê !!!

Agora começa a correria !!!

Esta semana eu e o Glad demos o start pra ir atrás das coisas do neném. No sábado passado fomos à feira da gestante e bebê no Iguatemy, com a nova dupla de papais Anderson e da Gleice... O bom é que a Gleice trabalha em escolinha e ela perguntou muita coisa para os fornecedores que eu nem lembrei de perguntar... Valeu Gleice !!! Ainda vamos ter muuuito assunto pra conversar...rs
é muito gostoso ver todas essas coisas de neném...Agora sim vamos começar a brincar de casinha !!! hahaha
Bom, precisamos ir atrás de uma cômoda, pois as roupinhas começaram a chegar e não já não tenho espaço para guardá-las. O guarda roupa ficou pequeno...
E também vamos comprar os objetos de decoração. O tema vai ser FUTEBOL e o quarto não vai parecer de bebê, quero que pareça de um homenzinho já...
Junto com o quarto já comecei a planejar o chá de bebê e achei um site muito interessante com dicas de decoração: www.decorandoemocoes.com.br ou www.decorandoemocoes.blogspot.com

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Próximo ultrasom

Não vejo a hora de ver o nenem de novo !!! O próximo ultrasom será o morfológico e espero que esteja tudo bem com ele. Vou ver se consigo marcar o 3D dele e coloco no you tube para verem...
Neste ultrasom receberemos a confirmação de que é menino, embora eu já sinta isso, mas é bom confirmar né...
O nome já está escolhido. O Glad escolheu o nome do menino e eu escolhi o nome da menina. Desde que o conheço ele diz que quer o filho dele tenha o nome dele. Então, o nome vai ser Glaidston Routh da Rocha Almeida (ô nome forte!!) o famoso Gladinho...rs
Vai ser lindo igual o pai...
Meninas, se preparem, o Galã Gladinho está chegando...

Ah! Já tenho todas as roupinhas dele.... (RN, P, M e G)
OBRIGADA LI !!!!

Guarda Roupa sempre organizado

Agora é sério, não tenho muitas opções de roupas para usar...rs
Está ficando justinho! Tenho um vestido de festa que servia perfeitamente em mim até dezembro do ano passado e ele é minha meta de emagracimento depois que eu tiver o nenem... Peguei ele como referência...rs
Leiam a matéria abaixo muito interessante.
Para as gravidinhas que ainda não sabem onde comprar roupas, estou comprando as minhas na Riachuelo. Eles têm uma área com roupas para gestantes, não são muitas opções, mas o suficiente para estar sempre bem vestida e sem gastar muito.


Tem dias que toda mulher olha para o armário e faz uma constatação desesperada: 'Tenho um monte de roupas e nada para usar'. Na gravidez, o pânico é maior, pelo motivo mais óbvio: você engorda e as roupas não servem. O que fazer? Aproveite a oportunidade. Que tal fazer uma revisão geral no guarda-roupa? Assim, você vai conseguir ajustá-lo ao período de sua gestação. Para lhe dar uma ajuda na tarefa, chamamos a consultora de moda Christiana Francini, autora do livro Segredos de Estilo, lançado recentemente pela Editora Alegro. Por uma feliz coincidência, ela está grávida de 5 meses e, portanto, mais que sensibilizada para a questão. Christiana mostra sua arte no armário de Andrea Oricchio Kirsh, 37 anos, que espera o terceiro filho. Confira e aproveite suas dicas.

Aproveite a arrumação da gravidez para manter seu armário organizado.

1 Separe as peças básicas daquelas que você só vai usar em ocasiões especiais.

2 Não guarde uma roupa só porque ela custou caro, ou ao menos não a coloque em um lugar de destaque no guarda-roupa, apenas para se sentir reconfortada por vê-la diariamente. Guarde-a no fim do closet ou no cabideiro para ficar à espera de uma oportunidade de uso.

3 Roupas muito grandes engordam. Ajuste-as para seu tamanho ou livre-se delas. Por outro lado, tire as pequenas, que dependem daquela esperada dieta.

4 As roupas que você não usou nos últimos dois anos não serão usadas mais e merecem ser descartadas. A não ser que tenham ótimo corte ou sejam peças únicas.

5 Roupas que foram moda há um tempão, em geral, estão desgastadas e dificilmente poderãso ser reaproveitadas.


Combinações


Uma peça nova com outra do guarda-roupa antigo e um acessório bem colorido. Pronto! Você está preparada para sair de casa e enfrentar qualquer ocasião.

Aproveite os vestidos tipo cache-coeur (aquele transpassado na frente) ou chemisier (cheio de botões na frente), colocando uma regata por baixo. Quando a barriga estiver maior, vale colocar uma calça reta por baixo, da cor do vestido ou da regata.

Blusas de tricô mais compridas funcionam com calça reta para gestante.

Fuseau e regata para gestante formam um visual mais esportivo se você usar um lenço amarrado na cintura, como uma saída-de-praia.

Camisas que já não fecham mais podem ser usadas com regata por baixo, abotoadas apenas perto dos seios.

Calça preta e camisa branca podem compor vários visuais. É só mudar o brinco, colocar um grande colar ou um lenço, além da bolsa e do sapato. Não vai parecer que você está usando a mesma roupa.


Na gravidez, não!


Golas altas: os seios tendem a crescer e, junto com a barriga aumentada, não garantem um visual elegante.

Usar lenços em forma de faixa embaixo da barriga. Christiana Francini explica: 'Alonga demais o tronco e deixa as pernas curtas'.

Insistir em roupas que você usava antes da gravidez, e que ficam deselegantes com a nova barriga.

Usar sapatos de salto acima de 2 centímetros. Eles podem desequilibrá-la - efeito que sua barriga já está exercendo.

Comprar roupas dois números maiores em vez de optar por roupas feitas para gestantes, que possuem um corte adequado às suas novas formas

Translucência nucal - Assunto interessante para grávidas

Uma das grandes preocupações que tenho, e sei que todas as grávidas, é se o meu bebê está bem e com saúde. Se ele vai ser normal e se tudo está indo bem. Hoje em dia a medicina está bem avançada, apesar de eu achar que poderia estar mais, e oferece diversos exames que podem ser feitos durante a gravidez para acompanhar a saúde do bebê.
Esses exames são muito interessantes por nos darem informações exatas do estado geral do feto e a oportunidade de podermos tomar algumas decisões para corrgir os defeitos que podem ser corrigidos.

Graças a Deus, após o exame da translucência nucal, vimos que o nenem está bem...

A maioria dos bebês nasce normal independente da idade dos pais.
Todas as mulheres, em qualquer idade, têm risco de dar à luz a um bebê com defeitos mentais ou físicos.
Alguns desses defeitos são devidos à anomalias cromossômicas como a Síndrome de Down (mongolismo).
Para saber com certeza se o bebê tem alguma anomalia cromossômica, é necessário fazer um exame invasivo, como a biópsia de vilo corial (biópsia da placenta - com 12 semqanas) ou a amniocentese (coleta do líquido amniótico - com 28 semanas). Entretanto, esses exames têm um risco de abortamento ao redor de 1%.
Antes de você se decidir por fazer um teste invasivo, você pode desejar ter mais informações sobre o risco real do feto ter alguma anomalia cromossômica.
O risco de uma mulher dar à luz a um bebê com anomalia cromossômica aumenta com a idade materna. Por exemplo: uma mulher com 20 anos de idade tem um risco em torno de 1 em 1500, o que significa que dentre 1500 gestantes, uma dará à luz a um bebê com "mongolismo"; em uma mulher de 37 anos o risco é de 1 em 190, e em uma mulher de 40 anos o risco é de 1 em 97.
O risco do bebê ter uma anomalia cromossômica está associado à idade materna.

Entre 11 e 13 semanas de gestação, o risco de um feto ter uma anomalia cromossômica é maior que o risco ao nascimento. Isto se deve ao fato de muitos fetos com anomalias cromossômicas irem a óbito espontâneamente durante a gestação.

Ultra-sonografia entre a 11ª - 13ª semanas de gestação
O feto é avaliado por um exame ultra-sonográfico que é feito através do abdome. Ocasionalmente, quando não se obtém uma imagem boa, é também necessário realizar uma ultra-sonografia via vaginal. Durante a ultra-sonografia, mede-se o tamanho do feto e checam-se quaisquer outros problemas que ele possa ter, como malformações. Ao mesmo tempo, é verificado a quantidade de líquido acumulado na nuca do feto (translucência nucal). Combinando-se o risco baseado na idade materna com a medida da translucência nucal, será calculado o risco para uma anomalia cromossômica na gestação.

Se a quantidade de líquido acumulado na nuca do feto estiver aumentada, ou se você considerar que seu risco individual, após a ultra-sonografia, é alto, você pode desejar submeter-se a uma biópsia de vilo corial (BVC) para obter uma resposta definitiva. Na maioria dos casos, o resultado da BVC é normal. Entretanto, é importante que você tenha uma ultra-sonografia detalhada com 20 semanas de gestação para verificar se a translucência nucal está regredindo e também para excluir outros defeitos não relacionados às anomalias cromossômicas.

Se a quantidade de líquido acumulado na nuca do feto for normal, ou se você achar que seu risco individual após a ultra-sonografia é baixo, você pode decidir por não submeter-se a um exame invasivo, evitando assim o risco de um abortamento associado a este exame. É importante saber que a ultra-sonografia não exclui completamente a possibilidade de uma anomalia cromossômica.

Outra opção de exame não invasivo:
Ultra-sonografia detalhada com 20 semanas (ultra-sonografia morfológica). Nesta ultra-sonografia são investigados mais de 20 sinais de anomalias cromossômicas, e se nenhum deles estiver presente no bebê, o risco de anomalias cromossômicas como "mongolismo", diminui pela metade. Este exame permite a detecção de aproximadamente 50% dos fetos com anomalias cromossômicas.
A vantagem de um exame invasivo é que este dará uma resposta definitiva sobre a presença de anomalias cromossômicas. A desvantagem é que este tem um risco de abortamento de 1%.

Resumo
Testes não invasivos: Avaliam o risco para uma anomalia cromossômica.
11 a 13 semanas, ultra-sonografia para avaliar a trânslucencia da nuca do feto
20 a 24 semanas, ultra-sonografia detalhada para detecção de anomalias fetais

É muito importante que fiquemos sabendo o resultado de sua gestação para que possamos avaliar nossos procedimentos e condutas, tentando melhorar o atendimento pré-natal. Portanrto, para seu e nosso benefício, ficaremos gratos se após o nascimento do bebê você possa nos informar sobre o resultado da gestação.

O que é proibido?

O que é proibido???


1 - Proibido fumar
É sabido que activa ou passivamente o cigarro afecta a saúde de homens e mulheres. Mas quando esse vício se associa à gravidez os danos multiplicam-se. Entre os efeitos nocivos que se adjudicam ao hábito de fumar encontra-se a infertilidade, o aborto, o parto prematuro (cerca de 14 por cento dá-se em mães fumadoras), alterações inflamatórias e desprendimento prematuro da placenta, maior incidência de desnutrição fetal e morte súbita do recém-nascido, além de baixo peso ao nascer. Como exemplo: a incidência de atraso no crescimento em mulheres não fumadoras é de 7 por cento, enquanto que nas fumadoras chega aos 28 por cento. Um cigarro de apenas sete centímetros de comprimento contém três mil compostos químicos diferentes; os três principais são a nicotina, o monóxido de carbono e o ácido ciânico. Como podemos verificar, tratam-se de argumentos mais do que concludentes para compreender porque deixar de fumar durante a gestação é uma necessidade, apesar de ser uma decisão difícil. Diversos estudos demonstraram que os efeitos do tabagismo sobre o crescimento fetal são proporcionais às doses: quanto maior for o número de cigarros, maior é o efeito restritivo no peso fetal. Se a mulher deixa de fumar durante a gravidez, o seu filho nascerá com tamanho e saúde iguais aos de outra criança, filha de mãe não fumadora. Inclusivamente, se se abandonar o hábito antes da semana 30, consegue-se um extraordinário benefício: a maior parte do peso do bebé (60 por cento) atinge-se no terceiro trimestre. O cigarro evita a acumulação de gordura corporal no feto sem afectar o seu crescimento linear. Além disso, deixar de fumar melhora o estilo de vida: geralmente acompanha-se de uma melhor alimentação e de um incremento da prática de exercícios físicos, o que se reflecte numa diminuição das doenças crónicas cardiovasculares, insuficiência cardíaca, cancro do pulmão e enfisema pulmonar.

2 - Proibido tomar álcool
Respondendo a perguntas sobre se será permitido beber uns "copinhos" durante a gravidez, a resposta é um rotundo "não".
O álcool é uma das substâncias responsáveis de malformações fetais, de modo que as mulheres deveriam abster-se de tomar bebidas alcoólicas quando comecem a planificar a gravidez. Também no caso do álcool, o impacto negativo dependerá da dose, do tempo e das condições de exposição. Quanto maior for o consumo, maiores também serão os efeitos negativos no feto. Grandes quantidades de álcool no primeiro trimestre predispõem ao aborto espontâneo, enquanto que no segundo ou no terceiro provocam restrições ao crescimento e dano neurológico fetal. As consequências nas crianças com "síndroma de álcool fetal" são: atraso de crescimento intra-uterino, menor tamanho e peso ao nascer, estatura pequena e anomalias faciais. O álcool pode também afectar o sistema nervoso central e produzir, entre outros problemas, microcefalia (escasso desenvolvimento do cérebro), além de originar dificuldades na aprendizagem e no comportamento social. Entre as complicações mais frequentes contam-se o atraso mental, o início tardio da compreensão e da fala, o déficit de atenção e os transtornos na aprendizagem.

3 - Proibido o excesso de café

A cafeína é um estimulante do sistema nervoso que incrementa a frequência cardíaca da mãe assim como o seu metabolismo. Encontra-se presente não só no café mas também no cacau, no chocolate, no chá e em várias bebidas de cola. Em doses elevadas, a cafeína pode provocar excitação, palpitações e irritação do tracto digestivo. E também aumenta a libertação de epinefrina, uma substância que coloca em situação de stress tanto a mãe como o feto, dado que através da diminuição do fluxo útero-placentário reduz a quantidade de oxigénio e nutrientes que chegam ao feto. As mulheres grávidas não deveriam consumir mais de dois cafés por dia.

4 - Proibido cansar-se

Para explicar-lho de maneira simples, um correcto repouso ou descanso consegue-se com oito horas de sono durante a noite e duas durante a tarde. Claro que estas definições costumam ser fáceis, e a sua aplicação difícil. O conselho para as futuras mamãs é que não tenham receio de descansar mais do que o habitual; pelo contrário; façam-no sempre que possam. Para isto, é conveniente organizar as tarefas durante o dia segundo a sua importância, e aproveitar os fins-de-semana para repousar. Também é necessário que os colegas compreendam que o rendimento laboral pode diminuir. Se tenta descansar e não o consegue, não se preocupe: a maioria das mulheres tem dificuldades, porque embora o seu corpo esteja deitado no sofá, o cérebro continua no seu ritmo habitual. Outra recomendação é não entrar em competições, porque quem não estiver "grávida" fica em vantagem. Procure nos colegas a solidariedade, em vez de rivalidade ou compaixão.

5 - Proibido não se alimentar bem

A futura mamã deve alimentar-se corretamente, escolhendo os alimentos adequados em quantidades moderadas, e privilegiando a variedade e a qualidade. Desta maneira, não só beneficiará a sua imagem que, além disso é muito importante e evitará possíveis e indesejáveis complicações. A dieta de uma pessoa adulta saudável deve fornecer aproximadamente 2.000 calorias. E embora se saiba que durante a gravidez seja preciso reforçá-las, este aumento não deve exceder as 300 calorias adicionais por dia. Mas a quantidade de calorias não é a única coisa a ter em atenção. Também é preciso verificar de que tipos de alimentos provêem, uma vez que as que são fornecidas por uma guloseima são diferentes daquelas que se absorvem através de uma maçã. O melhor guia para uma alimentação equilibrada em todas as circunstâncias e também durante gravidez, é a pirâmide nutricional. Para cuidar da linha, é recomendável escolher alimentos sem cremes ou com poucas calorias, que forneçam os nutrientes indispensáveis sem juntar calorias desnecessárias. Desta maneira, é possível controlar o peso.

6 - Proibidos os exercícios físicos de risco

Sabe-se que o exercício físico é fonte de boa saúde. Ao falar de "exercícios físicos" referimo-nos a toda a actividade física que exceda as tarefas habituais e quotidianas; concretamente: caminhar, andar de bicicleta, praticar ginástica ou algum desporto como o ténis ou a natação. Nesse sentido, poderemos considerar dois grupos de mulheres: aquelas que não realizaram actividade física alguma antes da gravidez, e as que estão habituadas a praticar algum desporto e se encontram em bom estado físico. Se não está habituada a fazer ginástica, a gravidez não é o momento ideal para começar, uma vez que isso constitui uma exigência física muito importante para o organismo, e é necessário ser muito cuidadosa na hora de avaliar situações de consumo energético. Não obstante, se assim o deseja, pode caminhar em locais de ar livre e bem oxigenados, fazer ginástica para grávidas, iniciar a prática de yoga ou exercícios de relaxamento. Mas sempre de maneira gradual e mediante movimentos suaves e coordenados, descansando de cada vez que se sinta cansada ou fatigada. Se por outro lado está habituada a fazer exercício físico e está bem treinada, não há motivo para abandonar as actividades habituais. Inclusivamente, o exercício pré-natal poderia diminuir as dores frequentes de cintura, as cãibras, a obstipação e a acidez, além de aumentar a capacidade energética da grávida e melhorar a sua respiração e oxigenação. Mas atenção: é preciso pôr de lado o aspecto competitivo. O excesso de actividade acima do tolerável pode prejudicar a evolução da gravidez. Por isso, é bom praticar o seu desporto habitual mas não obrigar-se a terminar nenhuma partida. As actividades como o esqui (aquático ou na neve) e o hipismo não são recomendáveis durante a gestação, devido à possibilidade de acidentes que implicam.

7 - Tintas, proibidas?

Habitualmente ouvimos dizer que as tintas para o cabelo são proibidas durante a gravidez. No entanto, não há inconvenientes em utilizar produtos como o "Inné", dado que se trata de um corante vegetal que não implica risco algum durante a gestação. Quanto ao resto das tintas, convém aplicá-las somente para fazer reflexos ou madeixas, de modo que não tomem contacto directo com o couro cabeludo.
_______________________
Dica: http://bebe.sapo.pt/

A importância do Ácido Fólico

Ácido Fólico e mal-formações congênitas

O Ácido Fólico pode ajudar a prevenir os defeitos de Tubo Neural.

Quais são os defeitos de Tubo Neural?
A cada ano, aproximadamente 2.500 bebês nascem com defeitos de tubo neural, nos Estados Unidos. Os defeitos de tubo neural são defeitos que ocorrem quando o tubo neural do embrião não se fecha adequadamente para formar a medula espinhal e o cérebro. Quando o tubo neural não está corretamente fechado no extremo superior, o resultado é anencefalia (sem cérebro) e morte certa em poucos dias; se o tubo neural está incorretamente fechado no extremo inferior, resulta em espinha bífida (espinha aberta), que é, paralisia da parte inferior do corpo e perda do controle das funções instestinais e da bexiga.

Quais as possibilidades que eu tenha um bebê com defeitos de tubo neural?
De cada 1.000 bebês nascidos nos Estados Unidos, um nasce com defeito de tubo neural. As mulheres que já têm um filho afetado com defeito de tubo neural correm um risco 10 vezes maior de terem um outro filho com o mesmo problema.

Qual a relação entre o Ácido Fólico e os defeitos do tubo neural?
O consumo do ácido fólico, o qual é uma vitamina B, antes da concepção e durante o primeiro trimestre da gravidez, pode ajudar a previnir a ocorrência de defeitos no tubo neural. Todas as mulheres de idade fértil e que podem engravidar, devem tomar 0.4 mg de ácido fólico como prevenção.

O que causa os defeitos do tubo neural?
A causa dos defeitos do tubo neural não é completamente conhecida mas se considera que, pelo menos em parte, se deve a nutrição deficiente, genética ou ao uso de drogas. Certos medicamentos (como alguns usados para controlar convulções) podem também causar defeitos de tubo neural. Em 1995, um gene anormal foi descoberto, o qual produz mutações e empede que o tubo neural se feche normalmente. As crianças com defeitos de tubo neural estão propensas a levar este gene, o qual é responsável por cerca de 15% dos casos de defeitos do tubo neural.

Quais as fontes de ácido fólico?
O ácido fólico é uma vitamina B que se encontra em vegetais de folhas verdes, feijão, vágens, fava, brócolis e espinafre, gema de ovo, germe de trigo, carnes magras, fígado, peixe e em suco de frutas cítricas como a laranja e limão.
Alguns cereais são fortificados com ácido fólico. Algumas vitaminas também contém a quantidade de 0.4 mg de ácido fólico.
Estatísticas mostram que mais que 90% das mulheres não recebem essa quantidade de ácido fólico diariamente. As razões são muitas, inclusive o esquecimento, a falta de informação quanto à necessidade e importância do ácido fólico e razões financeiras contribuem para as estatísticas.

Porque se deve tomar ácido fólico antes de engravidar?
O tubo neural se converte em medula espinhal e cérebro entre os dias 18 à 26 de gestação. Muitas mulheres, durante esse período ainda nem sabem que estão grávidas ou não têm certeza. Por isso é importante que a mulher fértil sempre tome o ácido fólico comece pelo menos um mês antes de engravidar. Nos Estados Unidos, aproximadamente 50% das mulheres que engravidam, não planejaram com antecipação. Entre as jovens, esse número chega à 95%. Entre as mulheres acima de 40 anos esse número é de 75%. Se somente as mulheres que estão planejando engravidar, tomarem ácido fólico, a metade da população está então desprotegida.

Há outros benefícios oferecidos pelo ácido fólico?
Sim. O consumo suficiente de ácido fólico pode aminorar os riscos de doenças cardíacas.

Cuidados com a alimentação

A única coisa que eu deixei de comer não sei porque é o SUBWAY... Após dar duas mordidas no lanche olhei para ele e bateu a rejeição... não sei porque, mas não consigo mais... do resto vai tuuudddoooooo....hahahaha

No começo da gravidez só queria comer alimentos salgados, não comi doces de jeito nenhum. Hoje já como, mas prefiro um ovo cozido ou tomate com sal (humm) a um brigadeiro... Eu não era assim hein!!!



Dica - Alimentação

A Alimentação na Gravidez
--------------------------------------------------------------------------------
Nutrição na Gestação
Entrevista com a Nutricionista Maria Terezinha Antunes
Supervisão de Nutrição - Hospital São Lucas - PUC

É importante cuidar da alimentação na gravidez?

A gravidez é um momento especial na sua vida. E a boa nutrição, neste momento, é mais importante do que nunca. Mulheres com uma nutrição adequada durante a gravidez têm menos complicações e dão a luz a bebês mais saudáveis. O popular "você terá que comer por dois" é de certo forma, verdadeiro.

Embora não precise comer duas vezes mais quantidade de alimentos, o que você come é, agora, duas vezes mais importante. Seu corpo precisa de alimentos nutritivos para você se manter saudável, ganhar a quantidade desejável de peso e fornecer os nutrientes que seu filho necessita para crescer e se desenvolver de maneira adequada.

Quais os nutrientes necessários para o desenvolvimento do bebê?

As proteínas, calorias, vitaminas e minerais são essenciais para o desenvolvimento de um bebê saudável. Se existe excesso ou falta desses nutrientes, o desenvolvimento das células não é perfeito e o bebê pode nascer com baixo peso.

Qual a importância da proteína na alimentação da gestante?

As células do bebê em desenvolvimento são constituídas principalmente de proteínas, e as mudanças no corpo da mãe, particularmente a placenta, também necessitam dessas proteínas.

Quais as melhores fontes de proteínas?

Carnes, ovos, leite e derivados.

Qual a importância dos carboidratos para a alimentação da gestante?

Os carboidratos devem ser fonte primária de calorias. Eles são convertidos rápida e eficientemente em energia. As gorduras dos alimentos podem, também, ser usadas para energia. Mas os carboidratos, e não as gorduras, são necessários para o sistema nervoso e cérebro de seu bebê. São encontrados em frutas e amidos (pães, cereais, grãos, batatas, milho e outros), por exemplo. São o combustível da vida.

Quais as vitaminas importantes na gravidez?

As vitaminas são essenciais para a utilização dos carboidratos, elas são necessárias para a maioria das funções do corpo. TODAS as vitaminas são importantes durante a gestação e a maioria pode ser obtida através de uma alimentação variada e equilibrada.

Quais os minerais importantes na gravidez?

Os minerais também têm muitas funções. Dois deles são muito importantes durante a gestação: o ferro e o cálcio. Se você não os ingere em quantidade suficiente, seu bebê em crescimento irá usar o cálcio de seus ossos e o ferro de seu sangue. Isso não é bom para você.

Qual a importância do ferro?

O ferro é importante na formação do sangue. A necessidade desse mineral duplica durante o período da gestação. A anemia é comum na gravidez e normalmente ocorre no final do primeiro trimestre até o começo do terceiro. Os sintomas são: fraqueza e tonturas. A razão da anemia é que o suprimento de sangue aumenta cerca de 50%. É, então, necessário ferro em grande quantidade. Os alimentos ricos em ferro são as carnes vermelhas, fígado, peixes, frutos do mar e aves; ameixas e outras frutas secas; feijões; hortaliças folhosas (ex: couve, espinafre, brócolis).

Qual a importância da vitamina C para absorção do ferro?

A vitamina C ajuda na absorção do ferro que vem das plantas, quando ingeridos ao mesmo tempo. Portanto aumente o consumo dos alimentos ricos nesta vitamina, quando você ingerir fontes ricas em ferro de origem vegetal.

Quais são os alimentos ricos em vitamina C?

Frutas: kiwi, laranja, morango, melão, melancia, mamão, abacaxi, entre outros.
Hortaliças: brócolis, pimentões verdes, tomate, aspargos, couve-flor, entre outros.

Porque o cálcio é importante na gravidez?

As mulheres grávidas necessitam de cálcio extra, principalmente no terceiro trimestre, quando os ossos do bebê estão endurecendo e os dentes estão se formando. Seu corpo também está estocando cálcio para produçao de leite após o nascimento do bebê. Se sua alimentação é pobre neste mineral, você pode ter cãimbras nas pernas, cáries dentárias e perda de dentes, ou osteoporose mais tarde em sua vida. Isso porque, se você não ingere cálcio, seu bebê o retira de suas reservas, principalmente de seus ossos. Durante a gravidez, a ingestão adequada de cálcio também pode prevenir a pressão alta.

Quais são os alimentos ricos em cálcio?

Leite, queijo, iogurte, alimentos comerciais fortificados com cálcio, salmão e sardinha enlatados, sorvete de leite, amêndoas, espinafre, almeirão, couve, folhas de mostarda, tofu processado com sais de cálcio.

Qual o ganho de peso recomendado na gravidez?

O ideal é de 11 a 15 kg.
De maneira geral , o ganho de peso deve ser :
primeiro trimestre - aproximadamente 1 a 2 kg no total;
segundo e terceiro trimestres - aproximadamente 500 g por semana.
Algumas mulheres podem perder peso no início da gravidez.

Cafeína pode ser ingerida ou não?

Os estudos não chegaram a nenhuma conclusão definitiva se a cafeína pode ou não causar problemas durante a gravidez. A cafeína é um estimulante que pode atravessar a placenta e entrar no sangue do bebê, e, deixá-lo agitado. A cafeína, pode também, interferir com a absorção do ferro e, em muitas mulheres grávidas, pode causar náuseas e azia. Por essas razões, é aconselhável limitar a ingestão de café, chás, chocolate e refrigerantes (colas), para no máximo, dois copos por dia.

Porque não deve ser ingerido álcool durante a gestação?

O álcool em excesso está relacionado com deficiências mentais, retardo no crescimento e anormalidades comportamentais nos bebês. O seu sangue circula através de cada órgão do corpo de seu bebê. Ele atravessa a placenta e entra no sistema circulatório do feto. Se o álcool e outras drogas estão em seu sangue, seu bebê está exposto a eles. O álcool também contém calorias e poucos nutrientes.Por todas essas razões a mulher grávida deve evitar completamente o álcool.

Desejos e aversões alimentares durante a gestação são comuns. Como lidar com eles?

A maioria dos desejos não são prejudiciais e normalmente não levam a deficiências nutricionais. Aprecie os alimentos saborosos, mas certifique-se de comer pelo menos o número recomendado de porções de cada grupo alimentar. As aversões também são comuns. Se você não pode tolerar certos alimentos nutritivos, tente substituir por outros do mesmo grupo. Dessa forma não lhe faltarão os nutrientes importantes.

É tudo tão diferente....

Realmente estar grávida é algo indiscutivelmente diferente. Tudo muda. Seus conceitos começam a mudar. Seu corpo já não é mais o mesmo e as roupas estão aí para denunciar o crescimento.
Também nunca vi tanta grávida nas ruas. Antes não via nenhuma...deve ser porque agora estou prestando mais atenção nas mamães...

Estou de 18 semanas (4 meses e meio) e já estou sentindo ele se mexer. Não pára nunca. Até o médico já falou que se ele não parar de se mexer não ia dar para medí-lo. Mas assim que é bom, pois mostra que está com saúde...rs

Ah! No último ultrasom vimos que tem enormes chancer de ser MENINOOOOOO !!!!
Imagina qual vai ser o tema do quarto? FUTEBOL. Também não foi dificil de adivinhar...rs

Até agora não estou sentindo nada, nada, nada... só fome, fome, fome, mas também ainda não engordei...Ufaaa....

beijos